GUARDA NEGRA
ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA
"VALORIZE A CULTURA NACIONAL PRATIQUE CAPOEIRA"
A Associação Cultural de Capoeira Guarda Negra
Fundada em 22 de julho de 1997 na cidade de Saquarema – RJ pelo Oficial da Marinha e Mestre de Capoeira Antônio Fernando Ferreira de Souza (Mestre Marujo), oriundo do Grupo Maragojipe de Capoeira (RJ) do Historiador e Mestre de Capoeira Geraldo Costa Filho (Mestre Gegê), a Associação Cultural de Capoeira Guarda Negra é uma entidade sem fins lucrativos que através da prática e do ensino da capoeiragem conserva e propaga a rica essência cultural de nosso País. Divulgar, ensinar, incentivar, valorizar e pesquisar a prática e a história da Capoeiragem em sua totalidade, resguardando as tradições da arte de forma que toda
sociedade independente de etnia, credo e nível social reconheça a Capoeira, a verdadeira ginástica brasileira, como uma das mais autênticas manifestações de Brasilidade, foram, são e serão sempre as prioridades da Associação que hoje se encontra presente nas cidades de Goiânia – GO com o Mestre Marujo (Antônio Fernando Ferreira de Souza), em Xerem - RJ com o Mestre Naval (Alexandre Santos Costa) e em Saquarema –RJ com os Contramestres Esquilo (Igo Teixeira de Souza) e Guaiamum (André Oliveira amorim).
Seu símbolo possui quatro cores. O preto representa a nossa raça negra, o branco representa a paz e a liberdade buscada com tanta luta por nossos ancestrais, o amarelo representa toda riqueza de nossa arte e o vermelho representa todo sangue derramado de nossos antepassados na luta contra a escravidão. Os três berimbaus no centro do símbolo representam Mestre Marujo (Antônio Fernando Ferreira de Souza), Mestre Gegê (Geraldo Costa Filho) e Mestre Mintirinha (Luiz Américo da Silva), os principais idealizadores da Associação Cultural de Capoeira Guarda Negra.
O nome Guarda Negra é uma homenagem a Guarda Negra da Princesa Isabel do século XIX. Essa guarda foi fundada em 22 de setembro de 1888 por abolicionistas e negros libertos que, gratos pela assinatura da Lei Áurea, lutavam contra o regime republicano. Muitos desses negros libertos eram considerados heróis da pátria por terem voltado vitoriosos da guerra do Paraguai e maioria deles fazia parte das perigosas maltas de capoeira do RJ do século XIX.
ARVORE GENEALÓGICA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA GUARDA NEGRA
“Pela ramagem da árvore vê-se o fruto que ela dá...
“Uma árvore sem raíz não fica de pé...”
GRADUÇÕES DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA GUARDA NEGRA
A Associação Cultural de Capoeira Guarda Negra utiliza o sistema de graduações de acordo com as cores da Bandeira Nacional Brasileira. Abaixo está a sequencia de cordéis de nossa associação.